domingo, 6 de setembro de 2015

ketchup caseiro

Aprenda a fazer o ketchup caseiro que faz bem à saúde!

61qfuapc97dc7jdtxzflqeo8c

Está difícil ficar sem consumir ketchup? Apesar de muitas marcas afirmarem serem naturais, isso não é verdade na maioria dos casos. Com base em xarope de milho, que é rico em frutose, também conhecido simplesmente como XMRF, a maioria dos ketchups podem trazer inúmeros malefícios à saúde.
É justamente para aqueles que buscam ficar longe dos produtos industrializados que separamos uma receita de ketchup caseiro que vai permitir que você continue consumindo o produto, porém sem os malefícios das versões artificiais.
Você pode, inclusive, usar substitutos para adequar o produto às suas necessidades: deixe sem sal para manter baixo o nível de sódio e adicione pimentas para deixar o ketchup picante. Você pode ainda usar temperos diferentes, personalizando o seu ketchup da forma como preferir saborear.
Confira!
Ingredientes
Se você se interessou, confira abaixo a receita que rende aproximadamente 1 xícara e meia de ketchup:
– 200 ml de extrato de tomate – aproximadamente ¾ da xícara
– 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
– 2 colheres de sopa de adoçante
– ¾ de colher de chá de sal
– ¾ de colher de chá de alho em flocos, ou 3/8 da colher quando se tratar do alho em pó
– ¾ de colher de chá de cebola em flocos, ou 3/8 caso esteja usando o em pó
– 3/16 de colher de chá de pimenta da Jamaica
– ½ colher de sopa de melaço
– 1/16 de colher de chá de pimenta caiena
– 2/3 de xícara de água filtrada
Modo de preparo
Em uma tigela espaçosa, coloque todos os ingredientes e vá misturando. Mexa bem até que a mistura se torne homogênea e armazene na geladeira. Consuma em até dois dias.
Sugestões de consumo
Esse ketchup pode ser consumido, na realidade, com qualquer alimento que você normalmente colocaria o ketchup industrializado. Lembre-se, no entanto, que muitos alimentos são industrializados e podem, também, trazer prejuízos à saúde. Procure sempre substituições saudáveis aos alimentos industrializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário